O cartão CNPJ é um documento básico para todas as empresas brasileiras, funcionando como a principal comprovação de registro e regularidade perante a Receita Federal. Além da validação do registro de empresas de todos os portes, o cartão CNPJ também reflete a situação cadastral da organização, o que assegura maior credibilidade e transparência nas suas atividades, facilitando parcerias comerciais e negociações diversas.
A seguir, vamos explorar alguns conceitos e um passo a passo completo para a realização da emissão deste importante documento.
O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é o registro administrado pela Receita Federal que serve para identificar empresas e outras entidades jurídicas no Brasil, desempenhando uma função similar ao "CPF" para pessoas físicas. Esse registro é indispensável para a formalização e regulamentação das atividades econômicas e fiscais das organizações, assegurando que atuem em conformidade com as normas legais e tributárias vigentes no país.
Cada organização que exerce atividades econômicas no Brasil tem obrigação de criar um CNPJ e elas terão um um número único de identificação da empresa. O número do CNPJ é composto por 14 dígitos, sendo os 8 primeiros, chamados de “raíz do CNPJ” fazem referência a identificação do negócio. Já os 4 últimos dígitos após a barra se referem a quantidade de filiais que a empresa possui. Por exemplo, um CNPJ com o final “/0001” indica que se trata da matriz da empresa, ou seja, a unidade principal, sem filiais adicionais.
O cartão CNPJ é fundamental para inúmeras finalidades, em especial para:
Vale ressaltar que o cartão CNPJ é utilizado para múltiplas finalidades, mas não substitui outros documentos empresariais, como estatutos ou contratos sociais, já que são utilizados para diferentes objetivos.
A emissão do cartão CNPJ pode ser realizada de forma rápida e totalmente digital.
Para aqueles que têm uma empresa do tipo MEI (Microempreendedor Individual), a emissão deste documento é um pouco diferente. Este documento se chama CCMEI e também pode ser emitido de maneira totalmente simples e digital.
O CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual) é um documento emitido ao finalizar o cadastro como MEI (Microempreendedor Individual) no Portal do Empreendedor, que também faz a validação da existência do registro como pessoa jurídica. Ele opera de forma semelhante ao cartão CNPJ e também confirma a regularidade legal da empresa perante a Receita Federal.
Agora que você aprendeu como emitir o cartão CNPJ para sua empresa, é hora de explorar maneiras de aprimorar ainda mais seus processos e gestão. A Jeeves apoia empresas de diferentes portes na automação de despesas e pagamentos, proporcionando economia de tempo e redução de custos. Com a plataforma, você pode pagar contas e fornecedores, fazer transferências locais e internacionais, emitir cartões de crédito para toda a equipe e acessar um sistema moderno e inteligente de controle de gastos - tudo de forma gratuita e em um único lugar. Venha descobrir como podemos transformar sua gestão financeira hoje mesmo!